ASSOCIAÇÃO VIDA INTEIRA

Fundada em 24 de Fevereiro de 2005, com a aquisição da Chácara 51B, na Quinta das Águas Bonitas, em Águas Lindas de Goiás, entorno de Brasília-DF. Esta é uma região muito carente, sem nenhuma opção educacional extra, sem nenhuma opção de lazer, sem a devida assistência médica e até mesmo de difícil acesso na época das chuvas. No dia 26 de Outubro de 2005, a Associação foi Registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas, e posteriormente teve o seu Registro na Receita Federal.

O objetivo da aquisição do imóvel era fundar uma Associação que tivesse como finalidade a promoção da prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios disponíveis, em benefício de todos, sem distinção de pessoas, raça, cor, posição social e religião; a realização de serviço de assistência social de modo geral, realizando projetos educacionais e de amparo a crianças, jovens e adultos; desenvolver projetos culturais objetivando o desenvolvimento cultural e social da comunidade em geral; desenvolver projetos auto-sustentáveis que envolvam a comunidade em geral; e proporcionar ações positivas e preventivas de saúde comunitária.

quinta-feira, agosto 04, 2011

A solidão sacerdotal

A palavra Sacerdote ou Sacerdotisa origina-se do latim Sacerdos - sagrado e otis -
representante, portanto "representante do sagrado". É uma pessoa autorizada por uma tradição religiosa para oficilizar ritos e cultos entre os humanos e uma ou várias divindades.

A ação sacerdotal é sempre em nome de um povo, por isso ele oficia o altar e age como
um mediador entre o divino e o humano.

É, em tese, uma instituição/constituição divina, portanto, não é só ter cumprido os ritos e recebido as ordenações necessárias previstas em sua religião para que se torne um verdadeiro sacerdote/sacerdotisa.
É ser algo que deve transcender à formalidade e a sua constituição/instituição e sempre a favor do humano diante da manifestação do sagrado. Não é somente estar habilitado formalmente para agir em nome de sua comunidade ou da humanidade, é preciso ter passado pela vocação, pelo chamado divino e se colocar neste lugar de maneira própria agindo apropriadamente para que seja o exemplo, acima de tudo, dos valores humanos e divinos que pretende representar.

É o servo dos servos da Divindade. Este é o verdadeiro papel do sacerdócio.

Não é assumir um trono e ser o Senhor, é ser o servo/serva dos seus semelhantes e
diferentes diante da Divindade que lhe convocou para este mistério. Muitas vezes é ser o próprio altar onde a chama deve arder para que o holocausto oferecido a Deus/Deusa seja aceito.

Sou um sacerdote do candomblé, convicto do meu chamado divino, embora esteja longe
de alcançar as exigências divinas e humanas que se impõe sobre minha condição, mas espero realmente crescer a ponto de ser fiel ao plano sagrado e às expectativas humanas como um representante da divindade, mas, mesmo falho, já sei o que significa a solidão sacerdotal.

Tenho o hábito de orar pelas pessoas e me colocar em situação para que a intuição flua e que as mais necessitadas de auxilio sejam buscadas pelas energias positivas geradas na oração.
A partir daí, escrevo mensagens via telefone móvel (torpedos) ou via mensagem eletrônica (e-mail), telefono, visito, etc.

Na grande maioria das vezes recebo mensagens de volta dizendo o quanto estavam
precisando daquelas palavras, como chegaram na hora certa, como, algumas vezes, até as salvaram de uma decisão difícil e irreversível.

Mas como sacerdote também tenho meus momentos de tristeza e de reflexão que trazem
a necessidade de reclusão, pois como humano que sou, sou muitas vezes atingido pelos
acontecimentos que nos cercam e até mesmo por desilusões e situações que nos entristece envolvendo as pessoas que estão sob nosso cuidado espiritual.

Sempre que me perguntam como estou, digo que estou feliz, como sempre, mas nem
sempre alegre. A felicidade é meu estado de espírito. Eu sou feliz por já ter alcançado o conhecimento e por ter a união e a manifestação da mente divina consciente em mim.

Felicidade não tem nada a ver com alegrias e tristezas.

Mas mesmo feliz sempre, e realizado como ser divino consciente, tenho momentos de
tristezas sim. Estes momentos podem ser desencadeados por situações normais e banais que podem ocorrer com todas as pessoas. Sacerdotes e Sacerdotisas não possuem foro privilegiado e não estão acima dos acontecimentos bons ou considerados ruins que fazem parte da existência deste ou do outro lado da vida.

Mesmo sabendo e tendo o conhecimento que todas as coisas estão sob o controle divino,
nem todas as coisas nos deixam alegres (embora não devam abalar nossa felicidade). Quando envolve o bem querer de pessoas que cuidamos e amamos como mediador religioso então...

Nos últimos dias senti necessidade de uma reclusão para repensar os meus atos e
entender muitas coisas. Desliguei o telefone celular, não acessei mensagens eletrônicas, só avisei para os mais íntimos que não se preocupassem comigo, pois estava bem, mas necessitando de um pouco mais de privacidade e de vivenciar a solidão sacerdotal.

E assim o fiz.

Consequentemente, mesmo mantendo o hábito de orar pelas pessoas, de pedir ao Deus
Pai e Mãe, Aquele que se revelou a nossos ancestrais e a nós, e que está acima de todos os nomes, formas e religiões pelas quais tenha se manifestado, não enviei mensagens animadoras nem os (re)lembrei do amparo e cuidado divino, nem os disse que são manifestações da consciência de Deus, portanto, devem seguir suas existências de acordo com o plano divino impresso em suas almas e ser feliz, independente de estarem alegres ou tristes, embora, como diz o poeta, “... é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a
luz no coração ....”

Assim curti os meus dias de solidão e de tristeza criativa e espiritual, onde pude ver muita possibilidade de melhora, muitos erros e acertos refazendo assim a minha proposta divina de crescimento e de ser (pelo menos tentar ser) um sacerdote de verdade e nunca me render à tentação do feiticeiro, aquele que usa o sagrado (seja em que estrutura religiosa for), para alcançar objetivos efêmeros e pessoais ou para servir a caprichos do ego próprio ou de outrem.

Pensei, rezei, orei, meditei, dormi, fiquei muito tempo sem me alimentar (nada de
autocomiseração nem autoflagelação), foi uma ação consciente, pois a minha fome era outra. E assim passou-se o período de reclusão e a luz do sol de repente começou a ficar mais colorida e quente, a chuva pareceu-me novamente ter mais significado do que simplesmente molhar a terra, as pessoas começaram a ser mais divinas do que falhas (como são de verdade), o trabalho começou a ter mais importância do que só o salário no final do mês, e cuidar de alguém se revestiram de verdades e de certezas de que o meu papel é reaproximar os humanos da Divindade Suprema em todas as suas formas de manifestação respeitando cada um no seu ritmo e compasso.

Assim se foram os dias de reclusão.

Quando religuei o aparelho celular e reabri as mensagens eletrônicas, voltando a
reencontrar as pessoas qual foi minha surpresa: a maioria, a grande maioria das mensagens ou falas era no seguinte sentido: o que aconteceu que não mandou mais mensagem? Esqueceu de mim?

Claro que tiveram as pessoas que se preocuparam, entenderam, e até silenciaram diante
do meu silencio, como solidariedade, com amor e cumplicidade entendendo o sacerdote como um humano igual e às vezes até mais fraco do que os outros humanos. Mas foram poucos e estes sabem quem são e que meu agradecimento é enorme e me tornei refém dos seus amores. Deliberadamente refém.

Mas a maioria queria somente saber por que as palavras de conforto e consolo cessaram
por um tempo. Não se preocuparam, ou se houve preocupação não souberam externá-la, com a pessoa do sacerdote. Quase ninguém perguntou “você está bem?”, “Precisando de alguma coisa?” ou “aconteceu algo que eu possa ajudar?”. Salvo as exceções já devidamente registradas e agradecidas, a grande maioria viu na oportunidade algo para cobrar o porquê não foram assistidas e cuidadas naqueles dias e momentos.

Pensei, meditei e entendi que o sacerdócio é algo realmente solitário, mas que quem o
abraça com felicidade e no centro do plano divino, se realiza, mesmo diante destes
acontecimentos. Sim, sentimos dores, mas as dores do mundo são maiores e se fomos chamados para sermos o servo/serva que vai aplicar o bálsamo divino, temos que estar prontos e saber relevar nossas dores e feridas, pois nós pelo menos sabemos que estamos cumprindo um desígnio divino que abraçamos também espontaneamente. Ou seja, cumprir a vontade divina é algo que nos realiza plenamente, mesmo tendo que parar de vez em quando para curar as próprias feridas, mesmo que seja uma cura solitária.

Também percebi que enquanto sentia minhas próprias dores, o mundo continuou
correndo e as dores dos que eu deveria ter cuidado continuaram doendo.

Lembrei do meu iniciador e pensei nas suas dores. Nas muitas que senti enquanto estava em sua companhia e nas muitas que deixei de sentir solidariamente, por já estar sentindo as dores dos que estão no caminho que me cabiam orientar. Por isso nunca julgo os mais velhos. Posso até não concordar com muitas coisas, mas eles têm o meu respeito, carinho e vibrações positivas.

Cheguei à conclusão que o ideal é que cada um seja seu próprio sacerdote ou sacerdotisa,afinal o Deus que mora em mim mora em você e o vento que sopra cá, sopra lá. Neste ponto de vista, o sacerdote/sacerdotisa seria simplesmente o oficializador do rito religioso de acordo com a tradição religiosa que professa, mas que cada um se representasse diante da divindade. É assim que pretendo agir e vejo que já vinha de certo modo agindo, mas agora será com mais consciência.

No candomblé a hierarquia é algo muito forte e faz parte dos pilares tradicionais da
religião, mesmo assim acredito que podemos (e devemos) conservar a hierarquia como respeito aos caminhos já percorridos pelos mais velhos jamais os colocando como substituto quando também somos um ser tão divino e tão capaz diante da divindade.

Ensinar as pessoas a serem emancipadas espiritualmente é o grande desafio de um
sacerdote ou sacerdotisa. Desafio este que a maioria das religiões instituídas e líderes religiosos dos cultos e ritos não querem e não estão dispostos a promover.

Convencer a pessoa que ela é uma manifestação de Deus plena, perfeita e capaz significa muitas vezes perder um fiel.

Embora eu acredite que uma pessoa que recebeu o caminho da libertação e teve a sua
identidade divina revelada, cultivada e incentivada, vai continuar nos ritos religiosos que lhe completam respeitando os oficiantes da sua tradição religiosa e sendo muito mais feliz, fazendo mais pessoas felizes. O que vai os unir é o sentimento de gratidão e respeito nunca de subserviência.

Este é o desafio!

Nem todas as pessoas estão preparadas para esta proposta. É muito mais fácil alguém
nos dizer que estamos errados ou certos, massagear o nosso ego ou a nossa capacidade de nos vitimizar do que dizer que somos capazes e responsáveis pelo nosso destino, pois somos a manifestação de Deus. O Deus/Deusa que se revela como Cristo, Buda, Orixá, Nkisi, Vodun, Divindades, etc., é o mesmo que se manifesta em mim e em você, mais isto exige posicionamento e responsabilidades pessoais e coletivas.

Ter um salvador ou um condenador é muito mais cômodo para toda uma gama de pessoas
que precisam da religião como muletas, pois ainda não estão prontas para caminhar com as próprias pernas e nem para se visualizarem como manifestação divina completa.

Ainda assim, o sacerdote/sacerdotisa não pode se esquivar de receber, cuidar e ajudar
estas pessoas que o/a buscam e que realmente ainda não estão prontas para serem os próprios representantes junto ao divino, junto ao trono de Deus que é a sua consciência divina.

Quando chegarmos a este ponto, seremos nossos próprios sacerdotes, e ainda ajudaremos
aos outros/outras, sem obrigatoriamente abrirmos mão da religião que abraçamos,identificamos ou do grupo que optamos amar, escolhemos ou fomos escolhidos para praticar a nossa espiritualidade e trilhar o caminho do sagrado. Amaremos ainda mais o líder (ou a líder) espiritual de nossa religião e nossos irmãos e irmãs de jornada, pois saberemos que a dor que dói em mim, dói nele/nela e o Deus que mora em mim, mora nele/nela. Faz-nos cúmplices até das fraquezas e isso evita exigências de sermos sempre agradados ou cuidados. Sentiremos a obrigação de também agradar e cuidar, além de entendermos quem ainda não chegou neste nível espiritual e agiremos sem julgamentos.

Deus não nos fez juízes de nossos semelhantes e diferentes, nem nos criou tão frágeis
para que sejamos o tempo todo cuidados e tratados com melindres.

Mas, mesmo assim, o desafio sacerdotal está em entender o momento e o estágio de cada
um que bate em sua porta, pois o que pode parecer um incentivo pode ser ouvido como um peso ainda muito grande e assim gerar desânimo ou revolta interna, porque o sacerdote, a quem a pessoa atribui o papel quase infalível e capaz de lhe conduzir espiritualmente, tenta mostrar o contrário, e lhe ensinar que ele pode caminhar quando ainda está tão fraco que nem sabe se tem pernas, ou se já as tem, não consegue visualizar o caminho a seguir.

Tem hora que mesmo sabendo e reconhecendo o outro/outra como pessoa divina e a
reconhecendo como capaz, temos que tomá-la nos braços e andar um pouco com ela, ou pelo menos doar o nosso ombro para que seja apoio, acender uma candeia para que o caminho se revele à sua frente ou até mesmo andar todo o caminho com ela.

Mesmo que este agir pareça extremamente solitário, vamos entendendo que sendo
sacerdotes/sacerdotisas podemos até não ter a companhia de quem queríamos, mas sempre
teremos a companhia de quem necessita desta forma nunca estaremos de fato só, mesmo que solitários em alguns momentos da vida e da caminhada.

Reafirmo o meu papel de sacerdote enquanto peço malembe/agô/perdão aos que batem
em minha porta e eu, na tentativa de fazer com que sejam fortes e caminhem, termino é
avultando ainda mais as dores de suas feridas existenciais.

Oportunamente, agradeço por serem parceiros/parceiras de caminhada e não me deixarem
sozinho, nem mesmo nos momentos de reclusão ou de solidão sacerdotal.

Agradeço pela paciência da leitura.

Francisco Ngunz’tala
Sacerdote do candomblé
francgunzo@gmail.com
61.8124.0946 (OI)
62. 8222.8075 (TIM)

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