ASSOCIAÇÃO VIDA INTEIRA

Fundada em 24 de Fevereiro de 2005, com a aquisição da Chácara 51B, na Quinta das Águas Bonitas, em Águas Lindas de Goiás, entorno de Brasília-DF. Esta é uma região muito carente, sem nenhuma opção educacional extra, sem nenhuma opção de lazer, sem a devida assistência médica e até mesmo de difícil acesso na época das chuvas. No dia 26 de Outubro de 2005, a Associação foi Registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas, e posteriormente teve o seu Registro na Receita Federal.

O objetivo da aquisição do imóvel era fundar uma Associação que tivesse como finalidade a promoção da prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios disponíveis, em benefício de todos, sem distinção de pessoas, raça, cor, posição social e religião; a realização de serviço de assistência social de modo geral, realizando projetos educacionais e de amparo a crianças, jovens e adultos; desenvolver projetos culturais objetivando o desenvolvimento cultural e social da comunidade em geral; desenvolver projetos auto-sustentáveis que envolvam a comunidade em geral; e proporcionar ações positivas e preventivas de saúde comunitária.

segunda-feira, maio 31, 2010

ALMA NUA

Uma música para esta tarde de segunda-feira.

Boa semana abençoada para nós.



Tata Ngunz'tala

sexta-feira, maio 21, 2010

NOSSO FINAL DE SEMANA

Se for a vontade divina, este final de semana teremos a nossa função tradicional na Nzo Jimona dia Nzambi (a casa dos filhos de Deus).
Domingo, dia 23/05, a partir das 09:00 estaremos recebendo a nossa criançada da comunidade para o lanche comunitário, seguido de aula de reforço e atividades de lazer e paradidáticas. Ao meio dia serviremos o almoço comuntiário (quem for para o almoço, favor confirmar). A partir das 14:00 teremos nossa Sessão de Umbanda, onde vamos pedir orientação divina e a presença de nossos guias de luz.
Quem não puder se fazer presente, mas acreditar na atuação divina através deste maravilhoso culto, pode encaminhar pedidos e intenções para anotarmos no livro de orações.

Lembramos que estamos começando a campanha para o kit escovação que distribuímos a cada três meses (uma escova, um fio dental e um creme dental). Sei que temos creme dental suficente, acho que algumas escovas (vou verificar e depois confirmo, mas de qualquer modo precisaremos de escovas, e o fio dental vamos precisar de todos. Quero fazer pelo menos quarenta kits, pois também distribuímos para os pais que se fazem presente, enquanto conscientizamos a todos da importância de uma boa escovação. Então quem quiser começar a contribuir já pode. Estou prevendo a realização desta campanha para o dia 06/06 (Dr. Fábio, podes estar presente?), se essa for a vontade divina.


No mais é isso ai. Desejando a todos e todas uma tarde abençoada e uma noite de reparação sob a proteção divina.


Tata Ngunz'tala

A Religião e a Magia

A religião é o abandonar-se no Ser adorado, independente dos acontecimentos externos. É sublimar-se no amor divino e entregar-se no êxtase de servir, seja no próprio rito, seja na rotina da vida. A religião deve ser uma manifestação natural do esforço do ser em unir-se conscientemente ao eterno, independente da concepção e da revelação que cada um tem do seu Deus interior e do Ser supremo, o Misericordioso.



A magia (feitiçaria) é o desvirtuamento da religião (qualquer que seja ela). É querer subjugar a divindade e fazer dela o seu serviçal. Ai entra a ritualística que deixa de ser fruto do louvor sincero, para ser uma troca com o divino e uma tentativa de subornar o sagrado.

Assim, quando usamos de qualquer subterfúgio SOMENTE para termos proteção, alcançarmos vitórias sobre supostos inimigos, galgarmos algo que servirá somente para fortalecer o nosso ego, estamos praticando a magia.



Por isso que em todo o histórico das religiões (todas elas), temos o embate entre o feiticeiro/feiticeira e o sacerdote/sacerdotisa.



O Sacerdote/Sacerdotisa embriaga-se do amor divino e distribui este vinho aos que o segue, de maneira complacente e libertadora.



O Feiticeiro/Feiticeira corrompe a divindade para que se torne o seu escravo e assim lhe garanta os resultados da sua soberba e da sua concupiscência. Nisso nasce a religião escravizadora e não libertadora (feitiçaria),que podemos detectar em todas as estruturas religiosas, tanto históricas, como contemporâneas.

A fé pura liberta.

A magia escraviza. Pois para se sentir protegido, amado, feliz, o ser precisa o tempo inteiro negociar com o divino, AO INVÉS de sucumbir em seu amor e sua manifestação, de maneira voluntária e consciente.

Assim surge o clientelismo religioso.

A feitiçaria é a sede do politeísmo. Pois fica difícil para o feiticeiro/feiticeira lidar com um Ser Todo Poderoso e Onisciente e Justo. Não dá para usá-lo para os seus fins duvidosos e para sua ânsia de poder temporal e de crescimento do ego. Então prefere acreditar e fazer acreditar em vários deuses e assim, tentar o favor de um ou de outro dependendo da situação, ou até manipulá-los para ver quem vai sair vencedor no embate promovido pela sua ganância. Até porque aquela sua criação mental que (ele acredita um Deus) considera divina, precisa deste negócio para continuar sendo deus.

A religião, mesmo as que têm uma diversidade de divindades e cultos a seres divinos e espirituais, consegue transcender a todas estas manifestações, vendo nestas divindades ou seres as diferentes facetas da consciência suprema do Deus/Deusa Todo Poderoso, e suas diversas revelações durante a história da humanidade ou de um povo específico, mas não foge nunca à idéia de uma mente Suprema de onde tudo partiu e para onde tudo converge.

Cultuar Deus/Deusa em suas diversas facetas é somente reconhecer a Sua sabedoria suprema e seu amor, que se dar voluntariamente de acordo com a necessidade da humanidade (várias divindades não significa necessariamente politeísmo, sob o este ponto de vista). Mas a verdadeira religião e o verdadeiro sacerdote/sacerdotisa nunca buscam uma manipulação da vontade divina, pelo contrário, a Reconhece e nela se deixa absolver no prazer de se espiritualizar conscientemente, já que sabe que toda forma é passageira. O verdadeiro devoto cultua, oferece as suas dádivas, mantém os seus rituais, mas sempre sob a perspectiva de agradecimento e engrandecimento da revelação divina que se faz em sí mesmo e em todas as coisas, e sempre objetiva a sua união suprema com Deus/Deusa, mesmo que seja através de uma das suas naturezas manifestadas que chamamos aqui de divindades e que o devoto visualiza como sua própria natureza divina (um exemplo são as divindades do candomblé, que são manifestações da mente criadora divina e que se manifestam como sendo nossa energia primordial de DEUS/DEUSA em nós).

Se assim não for, nem é religião nem são sacerdotes/sacerdotisas autênticos. São magos desvirtuados que usam a capa, tradição e ritos religiosos para deturpar e desviar o crente do verdadeiro objetivo religioso e defendido pelos verdadeiros sacerdotes/sacerdotisas: unir-se conscientemente ao seu Deus Pessoal.

Sob este ponto de vista, toda religião pode desvirtuar-se em feitiçaria. Todas elas sem exceção.

Abandonemo-nos, pois em Deus/Deusa e em suas manifestações sagradas, e prestemos cultos sinceros e vamos oferecer a ele tudo que temos de melhor, de acordo com a nossa tradição religiosa, como fruto do nosso trabalho e da nossa existência, mas nunca como troca ou para que a divindade se torne escravo do nosso Ego, se sentindo na obrigação de cumprir todos os desejos do nosso coração, mesmo aqueles que não são justos nem contribuem para o equilíbrio de toda a criação.

Com esta consciência podemos alcançar a liberdade e a felicidade mesmo em meio as procelas do mundo. Seremos livres, inclusive, dos feiticeiros que querem toda nossa energia, forças, culto, dinheiro, oferendas para eles próprios, já que se sentem donos dos deuses e capazes de manipulá-los.

Mba Kukunda Ngana Nzambi Mpungu - Louvado seja Deus Todo Poderoso!

Louvado seja pela sua diversidade de manifestação, pelo Deus pessoal que se faz em mim e que me leva conscientemente à realização divina, e ao encontro dos meus antepassados e ancestrais que habitam nos mundos espirituais.

Independente dos acontecimentos que me agradem ou me desagradem no dia de hoje, eu Louvo ao Eterno e Complacente, e me abandono Nele, como o pequeno riacho se entrega às águas de um rio caudaloso até alcançar o mar do amor de Deus/Deusa.


Bom dia e boa semana para nós.


Tata Ngunz'tala

sexta-feira, maio 07, 2010

DIA DAS MÃES

Oi gente bonita filha do Todo Poderoso, boa tarde.

Próximo domingo é dia das mães. Mas não posso desmarcar a aula da meninada porque eles ficam ansiosos, então, estarei lá para aula a partir das 09:00.

Porém, considerando que é um dia festivo e todos que tem suas mães perto, amam e são amados por elas, querem almoçar juntos, acho que não vamos fazer a tradicional sessão de Umbanda. Às 14:00 vou firmar o congá, fazer as orações e se sentir que o Preto Velho está lá, darei passagem pra ele. Se não, dexarei o congá firmado e volto pra casa preparar minhas malas, pois viajo pra Manaus na segunda feira, se esta for a vontade divina.

Mas, de qualquer modo teremos nosso almoço comunitário com as crianças. Quem quiser ir dormir lá de sábado pra domingo e ajudar com a criançada no domingo pela manhã (vamos precisar de ajuda) e almoçar conosco, será muito bem vindo. É só confirmar.

Que nossa tarde seja abençoada, seguida de uma noite sob o acalanto divino.

O BRASIL AFRICANO

Diáspora–Quilombos–Território–População

Fotografias, mapas e vídeodocumentário compõem exposição sobre a territorialidade dos quilombos no Brasil.

No dia 12 de maio/2010, a Galeria Térrea do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, recebe a Exposição "O Brasil Africano: Diáspora-Quilombos-Território-População – Mapas e Fotos", com pesquisa e organização do professor da Universidade de Brasília Rafael Sanzio. A exposição fica aberta à visitação até o dia 20 de junho/2010.
A mostra é composta de fotografias em preto-e-branco em grandes formatos, mapas cartográficos e do vídeodocumentário O Brasil Africano I. Traz também documentação cartográfica antiga e fotografias do século XIX, que contribuem de maneira significativa, para o entendimento da dinâmica da diáspora África-Brasil e os territórios de resistência constituídos pelos quilombos. A pesquisa foi realizada em várias comunidades e espaços africanos no Brasil, em arquivos públicos de instituições em países na Europa e África

“Este trabalho inédito nos apresenta a história dos quilombos como um projeto ancestral, do sentido de ser e viver solidário. A terra é sagrada e a luta ainda é a luta dos primeiros ancestrais bantos, para manter sob os pés o espaço de sobrevivência e resistência, pela liberdade e cidadania brasileira”, disse sobre a exposição a historiadora e educadora Vanda Machado.

Essa mostra constitui uma das atividades fundamentais do Projeto Geografia Afro-Brasileira: Educação & Planejamento do Território, desenvolvido no Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica da UnB. Tem como principal objetivo mostrar as interpretações geográficas e historiográficas das estruturas existentes na formação do Brasil e da sua população, tomando como referência os aspectos da herança africana no território brasileiro.

A territorialidade dos quilombos, um dos eixos principais da mostra, durante os quase quatro séculos de sistema escravista existente no território brasileiro, estiveram registrados particularmente nos espaços de desenvolvimento e expansão de atividades econômicas ligada à colônia e pressões internacionais vindas da Europa. Mais de 120 anos já se passaram da assinatura da Lei Áurea e as comunidades descendentes e remanescentes das populações de matriz africana que se territorializaram, por distintos processos fundiários, no espaço rural e nas periferias urbanas do Brasil continuam com uma referência de espaços de resistência, sobretudo, pela sua exclusão ainda, do sistema oficial.

As pesquisas revelaram a existência de mais de 3 mil registros de comunidades quilombolas, distribuídas por todas as grandes regiões geográficas do país. A concentração se processa, principalmente na Região Nordeste, nos estados do Maranhão e Bahia; na Região Norte, no estado do Pará; no Sudeste nos estados de Minas Gerais e São Paulo e no Sul do Brasil, no Rio Grande do Sul.

Para o professor Rafael Sanzio, o objetivo da exposição é contribuir para a ampliação das informações, sobretudo para minorar o preconceito secular associado aos quilombos e às populações de matriz africana no Brasil. “Importante não perder de vista que o Brasil Contemporâneo é o que é, porque teve e tem no seu território, na sua sociedade e nas suas manifestações culturais e cotidianas, a referência da África, mantida e resistida pelas populações da diáspora“, disse.

A maioria do material de pesquisa da mostra faz parte do livro Quilombos: Geografia Africana-Cartografia Étnica-Territórios Tradicionais (ANJOS, R.S. 2009).

A exposição, que conta o patrocínio da UnB e da Petrobras, terá visitas monitoradas. Para agendamento das visitas é só ligar para 61 - 3325-6410 / 3325-5220



Serviço:

Inauguração: 12/05/2010 – 19h

Local: Salão Térrio do Museu Nacional da República, Brasília

Período – 12/05/2010 a 13/06/2010

Horário de visitação: Terça a domingo, das 9 às 18h

Para mais informações:

61 – 3307-2393

sábado, abril 24, 2010

SALVE A MANIFESTAÇÃO GUERREIRA DE DEUS

No Brasil e no mundo todo, este arquétipo do guerreiro sagrado é lembrado, independente da religião.
Cada povo e cada cultura tem o seu guerreiro: Para os Hindus Senhor Krisna ensinou a Arjuna a guerrear. A tradição Judaico-Cristã lembra mais de uma centenas de vezes que JHV é o Senhor da Guerra. No Candomblé, com suas raizes em tradições africanas, Deus se manifesta como guerreiro personalizado na pessoa de Nkosi/Ogum/Gun, e assim vai...
Mas o que devemos entender é que tudo isto nos lembra que Deus se manifesta, também, com uma personalidade guerreira, que os cristãos católicos (Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Gregos, etc.,) viram na personalidae mítica do guerreiro Jorge, a manifestação de Deus contra o mal.
Claro que São Jorge não se firma historicamente (apesar de inscrições antigas e dos primeiros seculos do cristianismos registrarem já seu culto), mas o que interessa é a idéia que ele nos desperta.
Então, enquanto lembramos hoje de São Jorge Guerreiro, de Arjuna, de Nkosi/Ogm/Gun de JHV; tenhamos em mente a luta que cada um de nós tem que travar para nos melhorar internamente e nos içar em direção a realização divina.
Que não seja para nos incentivar a violência nem para invocar esta ernergia como nosso cão de guarda vingando a todos que julgamos nos fazer mal, mas para nos dar força para vecermos o mal em nós mesmo, implantando assim o bem e a ação não violenta ( o que não significa omissão sem consciência).

A guerra, no contexto do sagrado deve sempre ser entendida como uma ação interna, pessoal e sempre pacificadora. Senão vejamos quando a mensagem da revelação de Deus para os Cristãos (Jesus o Cristo) dizia: "não penses que vim trazer a paz, mas a guerra..." em outro momento ele dizia: "se te pedires a capa, dê também o manto, se te baterem na face esquerda, ofereça a direita, se te forçares andar uma milha, vai até a metade do caminho..." É sempre assim. Todas as revelações divinas nos lembam da guerra, para nos lembrar da necessidade da paz que cada um de nós deve construir internamente e externamente.

Pela paz no mundo, Salve Jorge,
Pela paz em nós, Salve Jorge,
Pela paz entre as religiões, Salve Jorge,
Pela força para vencermos os nossos conflitos; Salve Jorge;
Pela foça para acalmarmos o nosso interior; Salve Jorge;
Pela nossa ação de não violência; Salve Jorge.
Por um agir guerreiro, mas pacificador, Salve Jorge; e
Por você e por mim; Salve Jorge!

Saravá Ogum na Umbanda e no Candomblé. Que os caminhos da paz, da prosperidade, do amor, da saúde e da realização espiritual sejam abertos!
Salve a paz que se faz pela guerra interior, cada um vencendo a sim próprio!!!!


p.s. Festa de Caboclo lá na roça este domingo dia 25/04/2010, a partir das 10:00 da manhã.

Tata Ngunz'tala

FESTA DE CABOCLO

Prezados e Prezadas filhos e filhas de Nzambi Mpungu, o Misericordioso, bom dia.

Convido a todas e a todos para a festa de caboclo, na pessoa do Sr. Zé Boiadeiro (Ou Zé da Boiada, como ele também gosta de ser chamado). É a lembrança aos nossos ancestrais donos desta terra, portanto, tanto caboclos de pena como boiadeiros serão homenageados na Nzo Mona dia Nzambi - A casa dos filhos de Deus - neste próximo domingo (dia 25/04/2010), a partir das 10:00, iniciando-se com a roda de Nkisi e depois cedendo espaço para os donos da terra.
É uma casa simples, uma festa simples, mas com amor, fé e gratidão a Deus, por nos proporcionar tão maravilhosas companhias, tanto encarnadas, como vocês todos e todas, como desencarnadas, como nossos maravilhosos caboclos e caboclas.

CONFIRA O MAPA AQUI



Tata Ngunz'tala

sexta-feira, março 19, 2010

PÁSCOA NA ASSOCIAÇÃO VIDA INTEIRA

Prezadas e Prezados, Boa Tarde.

Sabemos que o feriado que se aproxima tem um caráter quase que meramente comercial, pois o seu sentido religioso já se encontra quase apagado. Mesmo o sentido religioso que tem para os Judeus e Cristãos, muitas vezes, não é sinônimo de concórdia e de um projeto de amor, pois nem sempre o respeito pela opinião alheia está presente, inclusive no seu acontecimento original, segundo as escrituras judaicas, que resultou na morte de muitos primogênitos egípcios, embora a dos cristãos evoque a ressurreição e renovo... Mas ai é uma discussão teológica - risos...
O que eu quero dizer, é que mesmo não concordando com a exploração comercial, nossas crianças ainda não têm este discernimento e a fonte de informação maior que eles têm, a televisão, está bombardeando o tempo todo com a lembrança do chocolate e ovos de páscoa.
Vamos fazer nossa campanha pelo ovo de páscoa para nossa meninada? Se possível, dia 28/03, a nossa próxima aula, gostaria de levar o que tivermos arrecadado e distribuir. O que acham?
Temos a média de 23 crianças constantes, às vezes mais, às vezes menos... Mas quando se fala em alguma comemoração e alguma doação, elas podem ser bem mais, portanto, quero ver se consigo arrecadar pelo menos 30 ovos de páscoa. Não precisam ser muito grandes, mas se possível não muito pequenos... risos... (ainda sou exigente, não é?)
Então é isso ai.
Está lançada a caça ao chocolate.
Abraços a todos e todas...





Tata Ngunz'tala

A LEI DO PRETO VELHO

Amadas e amados do Todo Poderoso, do Deus Pai e Mãe, do Senhor de muitos nomes e de muitas revelação, Daquele que se revelou a nossos ancestrais e a nós, bom dia.
O texto abaixo eu recebi de meu filho Mutawamê. É interessante, pelo menos para uma reflexão. Claro que não devemos deixar nosso coração inflamar com ódio de vingança diantes de tantos atos de intolerância e desrespeito que temos sofrido. Quando falo nós, falo de todos que são diferentes da cultura e do poder temporal dominante, seja religioso, seja político, seja sexual, seja cultural: que acreditam em algo que a maioria não acredita, que sente diferente da maioria, que vive ou se manifesta como ser divino diferente do que está consginado pelos cânones humanos.... somos todos filhos e filhas de Deus Pai e Mãe, mesmo nas nossas diferenças, seu amor se revela e nos conforta. Que possamos ler a manifestação abaixo de coração aberto e com um sentimento de prece. Sem revolta, mas firmes nas nossas atitudes de resistir à qualquer forma de discriminação de que somos vítimas ou vemos alguém ser vítima.
Somos um na fonte e seremos um no desaguar da foz do rio da vida, mesmo tendo nos diversificado em rios, lagoas, nascentes, riachos, cachoeiras, igarapés, pântanos, chuvas, neve, nuvem, etc... somos todos água viva. Nos acreditarmos separados e diferentes é ilusão.

Intolerância é uma atitude pequena
Chamada de um blog evangélico
O rio de janeiro está sob “maldição espiritual” por causa das leis que homenageiam orixás, na aprovação do feriado estadual de são jorge, dia mundial do orgulho gay, umbanda, candomblé e iemanjá como patrimônio do estado.
Mais um voto a favor do Sr. Átila Nunes e sua equipe, pois mesmo sobre a vasta pressão da comuna evangélica segue com a sua meta em foco e deixa que fanatismos/fanáticos, sejam eles quais forem, não prevaleçam em nossa nação. Parabéns a todos pela luta e coragem!
Não sigo nenhum credo ou religião, mas creio que deus e Jesus são luzes para todos e o povo de preto velho é observado e iluminado por deus, tais quais evangélicos, católicos, judeus e etc.
Nas últimas semanas, depois da aprovação de vários projetos de lei na Assembléia Legislativa do RJ de autoria de nosso irmão, deputado Átila Nunes, os fanáticos religiosos dispararam uma campanha na internet contra os umbandistas
Deveriam disparar campanhas contra os dízimos que saem dos cofres das igrejas e vão para contas privadas no exterior.
Deveriam limpar seus templos, ao invés de jogarem seus lixos para debaixo dos seus tapetes persas.
Deveriam construir moradias, escolas e hospitais públicos e não privados para seus seguidores, ao invés de templos suntuosos.
Deus pregou ao relento e não precisou de palácios custeados com o dízimo dos pobres... Isto ele deixo para os reis sórdidos e perversos e
Não vejo nenhuma diferença nos bispados dos dias de hoje.
Essa raiva, quase que doentia, é tão irracional, que eles se esquecem de que já foram aprovados projetos em várias assembléias legislativas do país, incluindo no calendário oficial o "dia da bíblia"
Para eles tudo! Para os demais nada!
Devemos lembrar que o nazismo e o fascismo começaram assim.
Nós temos que ouvir as histerias deles em seus templos, seus cultos, seus devaneios em locais públicos (enseada de botafogo), trânsito caótico, poluição visual, mensagens racistas, perigosas, nazistas, homo fóbica, machista... E ficarmos calados ou tolerando essa movimentação social neurótica.

O ódio desse povo, não condiz no que este escrito na bíblia, no que o deus deles os ensina ou prega. Tolerância ou saberem conviver com as diferenças, não faz parte do cotidiano dessas pessoas.
Fanatismo é doença, mata, esfola, corroem, deixa seqüelas e religiões fanáticas, extremistas fazem tudo isto e muito mais.
Por que nós, umbandistas ou os seguidores de outros credos seriam contra o "dia da bíblia"? Não nos diz respeito!
Pessoas racionais serão sempre democráticas, livres de oprimir, pessoas que acreditam que há espaço para todos neste planeta que agoniza com tanta pequenez.
Mas... Os fanáticos das seitas eletrônicas são tomados por uma raiva incompreensível quando são sancionadas leis que beneficiam nossa religião.
O irracional é um egoísta. Ele quer tudo só para ele! Quanto mais tem, mais quer! Mais dízimos, mais poder, mais adeptos, mais fanáticos para seus exércitos, mas violência... o poder do fanático através da indução.. São patéticos... Seres de terceira...
Um desses sites e blogs que condenaram a aprovação dos projetos de nosso irmão Átila Nunes na Assembléia Legislativa do estado do rio de janeiro chega às raias do absurdo!
Não devemos esquecer a história, para que ela não se repita.
O povo afro descendente vem sendo perseguido desde que foram roubados da África...
Esquecer a história e não lutar por ela é dar permissão que o inimigo se sente na sua mesa e lhe tire a tapas.
Impressiona-me a insegurança dos evangélicos em admitir que a religião afro brasileira seja perigo para eles.
Lamentável essa religião, lamentável as pessoas dessa religião que pensam assim.
Afirma que as chuvas que assolaram o Rio e SP nesse verão são culpa dos projetos do Átila Nunes em homenagem aos orixás. Inacreditável!!!
E as chuvas que todos os anos assolaram a cidade anterior ao dia do preto velho?
Culpa do Sr. Átila Nunes ou de governantes evangélicos ou não, que deixaram e deixam a cidade ao descaso?
Ou será que é culpa de um povo evangélico ou não, que jogam lixo em qualquer lugar, entupindo os bueiros da cidade?
O Rio é uma cidade de pessoas mal educadas, perversas com o meio ambiente e chuvas ou temporais irão inundar a cidade sim, pois somos uma cidade entupida de maus tratos pela própria população.

Preto velho não tem nada a ver com isto!
A irracionalidade do povo entope as mentes e os bueiros do planeta.
Fanáticos? Preconceituosos? Irracionais?
Pequenos! Pequenos! Muito pequenos e perigosos!
Ou simplesmente, intolerantes insanos?
Lamentáveis!
Que deus e todos os orixás abram os caminhos dessas pessoas que vivem em becos obscuros.
Parabéns Átila Nunes por seu esforço e luta .
________________________________________________________________________________________

Abaixo, a raiva dos fanáticos na internet num dos blogs evangélicos:
Lei do Preto Velho é aprovada debaixo do nariz da bancada evangélica do Rio de Janeiro:
Omissão de deputados evangélicos na ALERJ facilita a aprovação da lei que obriga reverenciamento ao orixá preto velho e o transforma em patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro
O Preto Velho, entidade espiritual cultuada na umbanda, agora é patrimônio estatal. Em 9 de fevereiro de 2010 a assembléia legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou o projeto de lei 1924/2008 que declara o dia dos pretos velhos como patrimônio imaterial do estado do rio de janeiro, determinando o reverenciamento dessa entidade espiritual.
A autoria da lei é do dep. Átila Nunes (PSL), que vem atuando fortemente para que todos os orixás das religiões afro-brasileiras tornem-se propriedade imaterial no rio de janeiro e passem a ser reverenciados através dessas leis. O dep. Nunes está apenas aproveitando a incrível onda estatal de privilegiar tudo o que se refere à “cultura” afro-brasileira.
A constituição federal prevê no artigo 216 que os bens de natureza imaterial constituem patrimônio cultural brasileiro. Com tal proteção estatal, qualquer afronta ou ameaça ao patrimônio — no caso, o preto velho — deve ser punida na forma da lei.
A transformação da entidade espiritual preto velho em patrimônio e propriedade imaterial de inicio obriga o estado do rio de janeiro a repassar dinheiro para divulgação e proteção dessa chamada “cultura religiosa” nas repartições públicas, através das secretarias de cultura, turismo, educação, segurança. a lei dá todo esse poder a essa “cultura”.
Enquanto o PNDH-3 de lula estabelece a “crucificação” dos crucifixos e outros símbolos cristãos em repartições públicas, o rio de janeiro, com a dormência dos deputados cristãos, já se prepara para preencher a lacuna espiritual.
Oficialmente, a data do preto velho será comemorada com festejos programados e realizados pelas secretarias de turismo e ciência e cultura e incluídos no calendário oficial e turístico do estado. Assim, o estado laico, que quer distância do cristianismo e seus valores, está agora abraçado e amigado ao preto velho, graças principalmente às leis de igualdade racial, que transformam em “cultura” as práticas religiosas dos descendentes de africanos.
O rio de janeiro está sob “maldição espiritual” por causa das leis que homenageiam orixás, na aprovação do feriado estadual de São Jorge, dia mundial do orgulho gay, umbanda, candomblé e iemanjá como patrimônio do estado.
Por não terem coragem de enfrentar o deputado Átila Nunes, os deputados evangélicos deixam passar esses projetos! A bancada evangélica não tem cumprido o seu dever de impedir Átila Nunes nas suas conquistas para a macumbaria.
Os deputados evangélicos se ausentam completamente dos embates. Na hora da votação, eles tomam chá de sumiço.
Paulo Teixeira em seu blog holofote critica os deputados que utilizam terrorismo religioso em época eleitoral culpando pessoas e governos, mas que são omissos em votações decisivas.
O rio de janeiro é hoje um mosaico de confusão religiosa, onde uma população majoritariamente católica e evangélica vive sob um número crescente de leis que dão aos orixás da “cultura” afro-brasileira uma estranha e louca intimidade com o estado “laico”, trazendo pesadas conseqüências para as escolas públicas, onde os alunos serão obrigados a aprender a reverenciar o preto velho.
A ALERJ tem outros projetos que aguardam apenas a oportunidade de votação para completar “a agenda espiritual” dos orixás. Com a sonolência da bancada evangélica do Rio, tudo é possível para os orixás e seus adeptos.

VAMOS REFLETIR E NÃO PERMITIR QUE ESSE TIPO DE PRECONCEITO E SENTIMENTO DE RAIVA INVADA NOSSOS CORAÇÕES, POIS ESTAMOS AQUI PARA DISSEMINAR O AMOR E A PAZ ENTRE NOSSOS IRMÃOS, INDEPENDENTE DE RAÇA, CREDO, GÊNERO,ORIENTAÇÃO SEXUAL E POLÍTICA. SOMOS TODOS EM UM E ELE ESTÁ EM NÓS.



quinta-feira, março 18, 2010

CAMPANHA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Assista ao vídeo e reflita sobre como ajudar a acabar com a discriminação racial, um problema que afeta a sociedade de todo o nosso planeta.

Comercial contra o racismo.



E você, o que esperava?

segunda-feira, março 15, 2010

TROFÉU CELEBRE DESTAQUES 2009

Durante evento realizado de entrega do Troféu Célebre para iniciativas sociais, a Associação Vida Inteira foi homenageada como destaque em 2009
por seus trabalhos realizados junto a comunidade de Águas Lindas de Goiás, mostrando que com trabalho e união é possível mudar a realidade de quem precisa.


Obrigado a todos os colaboradores por ajudarem a tornar possível a realização de nossa missão.

Tata Ngunz'tala

terça-feira, fevereiro 02, 2010

GRANDE MÃE UNIVERSAL

Que hoje, dois de fevereiro, dia que na tradição do Candomblé e da Umbanda se comemora o dia de Yemanjá/Mam'etu Kaia, tenhamos consciência da transcendência da idéia de Deus também como grande mãe universal, independente do nome e da referência religiosa que tenhamos.

Neste momento Deus é Mãe para nos acolher e nos acalentar. É do ventre da água que nasce a vida neste planeta, portanto: Salve a mãe d'agua.

Que seja de benção e renovação para todos e todas.


Tata Ngunz'tala




PROGRAMAÇÃO PRÉVIA 2010

Prezadas e Prezados filhos de Nzambi, boa tarde.
Esta é uma progrmação em primeira mão, dos dias que teremos aula para a meninada, ou qualquer outra atividade da Associação pela manhã e Umbanda à tarde. Também pode acontecer que um dia deste seja somente um dia de festa religiosa... etc....

Tudo isto porque, de acordo com o que está acertado aqui no trabalho, vou viajar muito este ano a serviço.

O importante é que por uma questão mínima de organização estamos fixando uma previsão até o mês 08. Claro que é só uma pretensão e uma esperança de todo este planejamento está de acordo com a vontade divina, pois ao Todo Poderoso pertence o passado o presente e o futuro e nós somos seus filhos e filhas que confiamos que Sua programação e vontade são melhores.

Abraços e boa tarde.


Dias: 28/02, 14 e 28/03, 11 e 25/04, 09 e 23/05, 13 e 27/06, 11 e 25/07, 08 e 22/08.


Uma das previsões é que no dia 25/04 seja a festa de caboclo e a derrubada do kelê do Muatawamê, se assim aprouver aos planos divinos.


Abraços a todos e todas.


Tata Ngunz'tala

sexta-feira, janeiro 22, 2010

SAÍDA DE MUZENZA

Prezadas e prezados, bom dia.

Tenho o prazer de convidá-los para a saída de Muzenza e confirmação de cargo no dia 23/01/2010, a partir das 17:00, no Terreiro Nzo Jimona dia Nzambi (A casa dos filhos de Deus), em Aguas Lindas de Goiás. Tem um pedaço de estrada de chão, com alguns buracos comuns nesta época de chuva, mas vindo devagarzinho chega.
São todos e todas bem vindos.



Tata Ngunz'tala


Clique aqui para ver o mapa.

FIM DE ANO


Aproveito a oportunidade para gradecer ao Todo Poderoso por mais este ano e por todas as vitórias conquistadas e pela força de se manter na luta de nos melhorar como pessoa e também contribuir para um mundo melhor.

Agradeço a todos e todas colboradores (ras). De perto, de longe, até mesmo aqueles que emitiram somente um pensamento pelo sucesso da empreitada... Aqueles que contribuiram financeiramente, aqueles que ajudaram na realização da festa, aqueles que apadrinharam/amadrinharam, enfim, a todos que contribuíram de alguma forma,especialmente aquela comunidade, que se dispõe a ser ajudada, ou seja, nos dão a opotunidade de crescermos juntos, ensinarmos e aprendermos.... e tenho certeza que estas contribuições estão no Coração divino. Que o Espírito Eterno e Infinito abra seus caminhos para a paz, saúde, harmonia, prosperidade e amor.



Tata Ngunz'tala